Open Site Navigation

Sobre o Memorial

O Memorial Edson Queiroz é um presente para a cidade e região, uma obra primorosa de restaura - ção que celebra e resgata a história

História do Memorial

O prédio da antiga Cadeia Pública e da Casa da Câ - mara dos Vereadores, em Cascavel (CE), inaugura - do a 14 de julho de 1886, foi totalmente restaurado para abrigar o Memorial Edson Queiroz, em home - nagem ao filho ilustre da cidade. Nos anos 1940, o prédio foi palco de eventos sociais da cidade ao abrigar bailes de Carnaval e festas de réveillon. Vinte anos mais tarde sediaria a Dele - gacia de Polícia e, entre 1984 e 1993, a Prefeitura Municipal, a Secretaria da Educação (1993-2001), a Biblioteca Pública Municipal e o Conselho Tutelar simultaneamente (2001-2004). Em 2009, o prédio foi tombado por lei municipal. Seis anos depois, foi iniciada a restauração do pré - dio, financiada pelo Governo Federal, mas a obra não prosperou. Largado, exposto a intempéries, parte das paredes do andar superior desabaram e outra parte da estrutura também foi ao chão em 1º de abril 2017. Em 2021, o Instituto Myra Eliane, presidido pelo empresário Igor Queiroz Barroso, neto do cascavelense Edson Queiroz pela linha materna, e o prefeito municipal de Cascavel Tiago Lutiani Oliveira Ribeiro, assinaram uma parceria com o apoio da Câmara Municipal para a restau - ração total do prédio. O Memorial Edson Queiroz é um presente para a cidade e região, uma obra primorosa de restaura - ção que celebra e resgata a história.

Sobre Edson Queiroz


Edson Queiroz nasceu em Cascavel (CE), no dia 12 de abril de 1925, primeiro rebento masculino do casal Cordélia Antunes Queiroz e de Genésio Queiroz e o segundo de seis irmãos. Jacy foi a primeira a nascer, depois vieram Edson, Wanda,Cléa, Ivone e José. Nascido em Aquiraz, Genésio transferiu-se para Cascavel onde, em 1921, aos 24 anos, instala uma loja na centro comercial da cidade. Foi ali que conheceu Cordélia, com quem se casaria em 1923.

Edson Queiroz nasceu em CascA história de Edson Queiroz é a história do self-made man que se fez contratando riscos principalmente quando apostava na sua intuição, potencializando oportunidades, estimulando tendências e disseminando novos valores e padrões de qualidade de vida, seja através do gás glp, de cozinha, do fogão a gás, “pergunte a quem tem um”, da água mineral – de enorme impacto na saúde pública ao promover a drástica redução de doenças gastrointestinais – e da abertura de novos mercados. Ao mesmo tempo em que ampliava os negócios, expandia também sua rede de relacionamentos, seja com fornecedores, seja com sócios e colaboradores nos escritórios e nas fábricas. “Edson podia ser qualquer coisa, menos uma pessoa comum. Ele era um homem fora de série”, celebra dona Yolanda Queiroz em seu livro de memórias, no dia 12 de abril de 1925, primeiro rebento masculino do casal Cordélia Antunes Queiroz e de Genésio Queiroz e o segundo de seis irmãos. Jacy foi a primeira a nascer, depois vieram Edson, Wanda,Cléa, Ivone e José. Nascido em Aquiraz, Genésio transferiu-se para Cascavel onde, em 1921, aos 24 anos, instala uma loja na centro comercial da cidade. Foi ali que conheceu Cordélia, com quem se casaria em 1923.

Edson Queiroz foi um empreendedor nato. Atuou em áreas múltiplas, a exemplo do gás GLP, água, mineração, comunicação, educação, agropecuária e metalurgia. Agora, essa história ganha um monumento, o Memorial Edson Queiroz, em Cascavel, decorrente de uma cooperação entre o Instituto Myra Eliane e a Prefeitura Municipal de Cascavel. O poeta José Cleiton Loureiro, em seu Cascavel em verso e prosa, desde há muito celebrava: “Cascavel tem o seu destino /  De seguir sempre pra frente / Aqui nasceu um menino / Pobre mas inteligente / Que cresceu e prosperou / Grande homem se tornou / Orgulho pra todos nós / Toda cidade ama / Por isso o povo proclama / Berço de Edson Queiroz”.

© 2023 Memorial Edosn Quiroz.

Segunda-feira: Manutenção
Terça -Sexta: 13:00 às 18:00 | Sábado: 09:00 às 18:00
Domingo: 09:00 às 12 e 17:00 às 20:00

Praça Nossa Senhora do Ó | Centro | Cascavel | CE
E-mail contato@memorialedsonqueiroz.com.br
Fone: +55 85 2181-6339